Andreia Pacheco é psicóloga clínica doutorada e psicoterapeuta (pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas), membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, certificada como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, e Especialista em Psicologia da Educação, tendo também reconhecimento nas Especialidades Avançadas de Necessidades Educativas Especiais, Neuropsicologia e Psicoterapia. É ainda membro afiliado internacional da American Psychological Association e reconhecida como Registered EuroPsy Psychologist pela European Federation of Psychologists’ Associations.

Licenciada em Psicologia – Ramo de Psicologia Clínica, pela Universidade do Algarve, optou por prosseguir os estudos nesta mesma instituição, onde concluiu mestrado na área de Psicologia da Saúde e doutoramento em Psicologia, com estadas no estrangeiro enquanto bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Exerce há vários anos prática privada, e tem preferência pelo trabalho com as crianças e adolescentes, suas famílias e respetivo contexto comunitário. Aprecia também o trabalho psicoterapêutico de desenvolvimento pessoal com adultos. Tem investido ainda na área forense, de intervenção na crise (certificada pelo INEM e CISM), e realizou uma especialização sobre hábitos/ritmos de sono do bebé e da criança, através de MNT Training na Universidade de Reading no Reino Unido.

Apesar de ter uma vasta experiência como docente universitária e investigadora, com participação em projetos e publicações nacionais e internacionais, optou por dedicar-se mais intensamente à vertente clínica e de formadora. Neste âmbito, o modelo psicoterapêutico de Sistemas Familiares Internos (IFS), em que se encontra já certificada (nos três níveis existentes, assim como nas vertentes básica, avançada e pós-avançada do trabalho com casais, e também na intervenção somática), tem sido da sua preferência e foco intensivo, tendo também contribuído para o treino de novos terapeutas (nacionais e internacionais) – como terapeuta certificada em IFS e aprovada como supervisora. Exerceu ainda funções como técnica superior de Psicologia no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, entre 2010 e 2022, onde também desenvolveu trabalho de orientação de estágios de psicologia.